Localizada no alto da serra de São Pedro, em Caririaçu, a Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Paulo Barbosa Leite, inaugurada nesta segunda-feira, 11, já é destaque na paisagem e promete também fazer diferença na educação e na vida da juventude do município. “Além de contar com um mirante para a região do Cariri, sendo uma das escolas mais bonitas do Ceará, vocês estão recebendo uma infraestrutura que vocês encontrariam em poucas escolas do Brasil”, afirmou o governador Camilo Santana, ao dar início oficialmente ao ano letivo no ensino público cearense.

A inauguração da unidade de número 120 com essa modalidade de ensino contou também com a presença da vice-governadora Izolda Cela, da secretária da educação Eliana Estrela, do prefeito de Caririaçu, Edmilson Leite, e de outras autoridades da região. “Desde 2015 nós estamos trabalhando nas escolas profissionalizantes e nas escolhas integrais de ensino médio. O Ceará hoje já tem uma das melhores educações de ensino fundamental e temos avançando muito na educação de ensino médio. Investir na educação é investir num futuro melhor para todos, especialmente para a juventude”, disse Camilo Santana.

“Sempre acompanhava meu pai, que trabalha na agricultura, desde a plantio da roça, até a colheita e quero seguir esse percurso”, conta a estudante Júlia Gonçalves, de 14 anos, ao explicar o porquê de ter escolhido o curso de Agropecuária. E completa: “Estou entrando no primeiro ano, gosto muito da área de advocacia, mas se eu me aprofundar no curso, talvez curse uma faculdade na área de Agronomia. A estrutura de laboratórios aqui me vai me proporcionar o que uma escola normal jamais me daria essa oportunidade”.

Além da Agropecuária, a EEEP ofertará os cursos técnicos de Administração; Informática e Secretariado. O prédio tem capacidade para receber até 540 estudantes, em tempo integral, das 7 às 17 horas. Nestas escolas, os estudantes fazem o Ensino Médio e se preparam para o mercado de trabalho.

Para construir, equipar e mobiliar a escola, foram investidos R$ 11,9 milhões oriundos dos Governos Estadual e Federal. Desse número, 10,6 milhões foram aportados pela atual gestão estadual.

“Já conhecia outras escolas profissionalizantes, mas vimos que a estrutura foi toda pensada especialmente para Caririaçu. Temos uma estrutura padrão MEC, um ambiente diferenciado que facilita para que várias ações possam ser realizadas e garantam um diferencial pedagógico. Podemos preparar os alunos tanto para o mercado de trabalho quanto para as universidades. Podemos dar ao nosso aluno várias opções”, afirmou a diretora da escola Xênia Rodovalho.

A EEEP é composta de 12 salas de aula, auditório, biblioteca, bloco pedagógico administrativo, laboratórios específicos para os cursos técnicos oferecidos, além dos de Línguas, Informática, Ciências e Matemática. Esta é mais uma construção que atende à concepção de qualidade para escolas de educação profissional. A obra foi supervisionada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

Post a Comment