O Núcleo de Controle de Endemias de Juazeiro do Norte vem desenvolvendo trabalho efetivo no controle vetorial e, consequentemente, na prevenção das arboviroses dengue, zika e chikungunya, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Como resultado deste trabalho, Juazeiro foi verificado como município de baixo risco para arboviroses no último Levantamento de Índice Rápido Amostral (LIRA) do Governo do Estado do Ceará. 

O LIRA é realizado quatro vezes ao ano, conforme preconiza o Ministério da Saúde. São coletadas amostras em locais e imóveis determinados pelo Estado, e de acordo com a quantidade de larvas encontradas é indicado o risco existente no município. Nos últimos anos o risco de Juazeiro oscilava entre médio e alto. Atualmente a situação está controlada e o Município apresenta baixo risco, apesar de ser uma cidade turística e com elevado contingente populacional.

A coordenadora do Núcleo de Controle de Endemias, Mascleide Feitosa, destaca as estratégias colocadas em prática pelo setor para alcançar esse resultado, como a intensificação da visita domiciliar pelos agentes de endemias nas áreas de maior risco. “O intervalo da visita dos agentes de endemias é de 45 a 60 dias. Nos pontos críticos eles vão a cada 15 dias”, explica.

Durante as visitas os agentes realizam o tratamento e eliminação de focos, com o telamento de caixas d’água descobertas, por exemplo. Além disso, realizam trabalho educativo e de orientação da população, para que a mesma saiba como evitar a proliferação de focos para reprodução do Aedes.

Outra importante estratégia é o trabalho de fiscalização de terrenos baldios realizado em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP), que possibilitou reduzir o número de pontos críticos de focos para o mosquito.

Com a redução dos focos, reduziu-se o número de casos de arboviroses. Em 2018 foram confirmados no Município 07 casos de dengue e 07 de chikungunya. Até o momento, não foi registrado nenhum caso em 2019.

Post a Comment