Moradores do Sítio Cabaceiras e do Caldas cobram
implantação de fotossensores na CE-293
Moradores da zona rural de Barbalha resolveram se unir para cobrar do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran - CE) a instalação de fotossensores na CE-293, via que corta várias comunidades rurais como o sítio Cabeceiras e o distrito de Arajara. Segundo a população, os redutores e lombadas horizontais foram retirados da CE, aumentando o risco de acidentes. Recentemente uma jovem foi colhida violentamente por um veículo e acabou morrendo no local. Temendo novas vítimas, a população solicita que o Detran tome uma providência. 

A auxiliar de serviços gerais Maria das Dores, que trabalha em uma escola de Ensino Fundamental no Sítio Cabeceiras, afirma que a população está amedrontada diante dos constantes acidentes. “A gente escuta o barulho das frenagens bruscas e fica imaginando se mais alguém foi vítima de acidente. Antes, tinha aquelas tartarugas e os carros eram obrigados a reduzir a velocidade, mas retiraram no ano passado. O risco maior é para os estudantes. As aulas vão começar e a gente não sabe como vai ser”, diz a auxiliar de serviços gerais Maria das Dores. 

O agricultor Manoel Messias Barros afirma que o local precisa da instalação de lombada eletrônica. “Já que tiraram a sinalização horizontal e agora tem só a marca preta na pista, eles precisam instalar um fotossensor. Minha mulher ficou três meses em uma cadeira roda, após um acidente. Neste mês de janeiro, uma jovem morreu e outra saiu ferida em um acidente após a curva. A maioria dos motoristas anda em alta velocidade. Quero saber quantas mortes serão necessárias para que alguém tome uma providência? Temos crianças e idosos correndo risco diariamente. É preciso que alguém tome uma providência, antes que outro inocente pague com a vida”, salienta Manoel Messias Barros.

A assessoria de imprensa do Detran informou que não é mais permitido a instalação de tachões do tipo “tartaruga” para reduzir velocidade em CEs e que, nos próximos dias, vai enviar uma equipe técnica para avaliar se é viável ou não a instalação de fotossensores na CE-293.     (Jornal do Cariri)

Post a Comment