FOTO: Gabriel Lain
Após a morte do neto do ex-presidente Lula, Arthur Lula da Silva, de 7 anos, por meningite meningocócica, na última sexta-feira (1), muitas famílias saíram em busca de vacinação. As clínicas particulares na Região do Cariri tiveram um aumento disparado na procura pelas vacinas.

A reportagem entrou em contato com algumas unidades de saúde particulares da região, e uma delas informou que a procura chegou a triplicar desde o falecimento de Arthur.

De acordo com Soraya Pierre, enfermeira e proprietária de uma clínica em Juazeiro do Norte, tanto as crianças quanto os adultos precisam estar com a vacinação em dia. “As pessoas costumam se preocupar apenas quando ocorre um fato assim de repercussão nacional, mas é preciso entender a importância de sempre manter a caderneta de vacinação atualizada”.

No Ceará, uma criança de 5 anos também morreu na última sexta-feira, em Fortaleza. Neste ano, foram notificados 24 casos da patologia, sendo que esse é o primeiro caso de morte pela doença em 2019. No Cariri, até o momento nenhum caso foi registrado. Em 2018, foram registrados 401 casos da doença e 37 mortes no estado.

A meningite é uma doença de evolução rápida e com alta letalidade. Em situações epidêmicas, ela pode atingir pessoas de qualquer faixa etária, principalmente as não vacinadas.

No Brasil, os tipos A, B, C, W e Y são os mais comuns de meningite meninfocócica. No entanto, na rede pública de saúde geralmente são oferecidas apenas as vacinas contra o tipo C. As vacinas para os demais tipos da doença devem ser procuradas em clínicas particulares. O valor médio da dose é de R$ 500.

Sintomas
Os principais sintomas da meningite são dor de cabeça, rigidez na nuca, febre alta e, às vezes, vômito e manchas rochas na pele. No caso das meningites meningocócicas, a evolução dos primeiros sintomas para os estágios mais graves da doença é muito rápida. Mesmo que não provoque a morte, as meningites mais severas podem deixar sequelas graves.  (Site Badalo)

Post a Comment