Com o objetivo de ampliar o sistema de abastecimento e permitir que mais cidadãos tenham acesso à água tratada e regularizada no bairro Campo Alegre, em Juazeiro do Norte, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) iniciou a instalação de quase 1 km de rede de água no local. Esse serviço deverá ser concluído até o final do mês de março. As ações da Cagece na área também contarão, ao final das obras, com trabalho de sensibilização da população local.

A tubulação assentada será injetada e em seguida, interligada aos imóveis. No momento dessa interligação, a Cagece atuará no bairro com os agentes de interação e responsabilidade social, por meio de visitas porta a porta, para explicar sobre os benefícios de se interligar a rede e os prejuízos de uma ligação irregular.

Segundo o gerente da Cagece para a Bacia do Salgado, Gilberto Junior, o serviço de sensibilização no local é de extrema importância para a diminuição de ligações indevidas no bairro, uma vez que essa prática prejudica com baixa pressão e desabastecimento tanto quem utiliza, quando o setor de abastecimento inteiro. Isso porque a ligação clandestina reduz a vazão e o volume de água distribuído, uma vez que as instalações realizadas são informais e não existe uma medição do consumo.

O gerente informa ainda que Campo Alegre é um bairro em crescimento e a Cagece está acompanhando essa ascensão: “o local vem recebendo investimentos em equipamentos como escolas, postos de saúde e o próprio anel viário que está sendo construído na área. O nosso objetivo é ampliar a rede, regularizar áreas com ligações clandestinas e garantir a continuidade do abastecimento com água de qualidade na vida dessas pessoas”, conclui.

Até o final de 2019, a Cagece pretende ampliar mais 3 km de rede no bairro Campo Alegre. No total, 2500 pessoas do local serão beneficiadas com as novas ligações de água, ao fim dos trabalhos.

Post a Comment