Com inspiração nas cores e culturas da nossa região, o designer Edenio Camilo, natural de Juazeiro do Norte, irá expor peças inspiradas em Padre Cícero e no Cariri em Belo Horizonte. A técnica utiliza como material base o papel, e com os conhecimentos de design adquiridos durante sua formação, hoje o artista prepara uma exposição que inspira a arte, cores e formas, numa interposição de percursos entre o Cariri e Minas Gerais.

Em entrevista, o designer formado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), conta como se inseriu neste trabalho minucioso e também como ganhou tanto sucesso ao confeccionar as peças.


“Meu primeiro contato com papel foi no curso de Design de Produto, quando eu e alguns amigos desenvolvemos uma coleção de calçados, curiosamente sobre Belo Horizonte, e fiz meu nome para o trabalho usando o conceito quilling, uma técnica de criar peças a partir de bobinas de papel”, conta Edenio.


Edenio se descobriu de forma autodidata, posteriormente produzindo workshops com o material em oficinas no Centro Cultural Banco do Nordeste, e em demais eventos de design. Em 2014 foi convidado pelo CCBNB de Juazeiro do Norte a fazer uma exposição intitulada “Brincante, o lúdico e o papel”, com curadoria de Aglaíse Damasceno, só com peças de papel voltadas para crianças. Desde então, o artista montou seu estúdio e vem trabalhando com este material desde então, tendo a oportunidade de sair do Cariri para obter mais conhecimento e crescer profissionalmente.

A exposição então nasceu, segundo ele, pela necessidade de, antes de tudo, retratar o Cariri sob o viés de sua arte, onde por muito tempo teve na região inspiração para diversos de seus trabalhos artísticos. Atualmente ele constrói peças em arte e desgin para uma loja mineira, que irá realizar a exposição do artista no próximo sábado (23), intitulada “Percurso, entre o Cariri de Cícero e os Contornos de Minas”.

“A concepção nasce do “Caminhos”, meu último trabalho no Cariri, que trouxe muitos frutos. Passei dois anos sem realizar muitos trabalhos, então a loja me convidou para fazer esta exposição, me deixando aberto para sugerir uma temática, então decidimos fazer uma coisa que remeta ao Nordeste.”, completa.


PdD Espaço de Arte, com sede em Belo Horizonte, irá receber a exposição de Edenio, trazendo todo um conceito para uma mistura de interpretações sobre o Cariri e Minas. Um dos fatores para a composição das obras é o Padre Cícero, que segundo ele se tornou uma marca registrada de seu trabalho.

“O trabalho do Padre Cícero é um dos meus principais. No Cariri tenho camisetas no Cariri Criativo e um painel interno no Cariri Garden Shopping em Juazeiro .Um dos fatores que marca esta exposição é a minha estadia em BH, sendo que esta semana fez dois anos que eu moro aqui. Marca um momento importante da construção dos meus processos e de minha arte”, afirma Edenio.

“Agora é o momento de trazer o sol de Juazeiro pra esquentar Minas, e as riquezas de Minas para colorir o jeito nordestino de ser. Não poderia fazer um outro trabalho antes de chegar em Minas com uma bagagem do Cariri. Eu não poderia chegar em BH sem mostrar o quão bonito é esta terra.” – Edenio Camilo

Serviço
Exposição “Percurso, entre o Cariri de Cícero e os Contornos de Minas”
Local: PdD Espaço de Arte – Rua Fernandes Tourinho, 145, Savassi.
Belo Horizonte, MG.
Data: 23 de março de 2019 (Site Badalo)

Post a Comment