FOTO: Antônio Rodrigues
Após dias seguidos de céu claro e altas temperaturas, a região do Cariri volta a ter condições de chuva, segundo previsão atualizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) nesta terça-feira (12). De forma geral, a quarta-feira (13) será de céu nublado com eventos de chuva em todo o Ceará. Veja no final da matéria onde foram registradas chuvas nesta quarta no Cariri.

Para esta quarta-feira, o Cavado de Altos Níveis (CAN), que até hoje estava atuando no leste do Nordeste e dificultando chuvas para o sul do Estado, deve se deslocar em direção ao extremo sul da região, contribuindo para as precipitações.

O CAN atua de forma semelhante ao Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), isto é, provocando cenário favorável onde sua borda atua e dificultando nas áreas sob o seu centro, onde acontece subsidência do ar (inibindo a formação e o crescimento das nuvens.)

Diante desta situação prevista, a Funceme aponta, para hoje, céu nublado com eventos de chuva em todo o Ceará, pois confluência dos ventos ficará sobre o Rio Grande do Norte e a Paraíba, contribuindo para acumulados mais expressivos até, pelo menos, esta quinta-feira (14).

Conforme a Funceme, é importante realizar o acompanhamento das atualizações feitas duas vezes ao dia (manhã e tarde), pois sistemas como CAN são de baixa previsibilidade e movimentação rápida, podendo interferir nas análises indicadas.

Onde choveu?
Nesta quarta-feira foram registradas precipitações em 76 municípios do Ceará, sendo 12 da região do Cariri. Confira abaixo onde ocorreram as precipitações:

Varzea Da Conceicao Cedro 17.0 milímetros
Baixio Baixio 12.0
Sitio Macapa Jati 9.2
Porteiras Porteiras 8.0
Sitio Canto Umari 6.8
Santana Do Cariri Santana Do Cariri 6.0
Canauna Ipaumirim 6.0
Barbalha Barbalha 5.4
Umari Umari 5.0
Lameiro Crato 5.0
Lavras Da Mangabeira Lavras Da Mangabeira 3.8
Crato Crato 3.2
Jardim Jardim 3.0
Dom Leme Santana Do Cariri 3.0
Ipaumirim Ipaumirim 2.9
Milagres Milagres 2.8         (Gazeta do Cariri)

Post a Comment