FOTO: Felipe Lima
O Ceará registrou, no intervalo entre às 7h desta quarta (6) e às 7h desta quinta-feira (7), chuvas em 99 municípios, segundo balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Os maiores acumulados do período citado de 24 horas foram registrados em postos de municípios localizados no norte do Estado, em conformidade com a previsão do tempo indicada pela Funceme ontem. Foram eles: Caucaia (Posto Caucaia – 80,6 mm), Amontada (Posto Icaraí de Amontada – 77 mm), Caucaia (Posto Sítios Novos – 75 mm), São Gonçalo do Amarante (Posto Croatá – 74 mm) e São Gonçalo do Amarante (Posto Sede – 72 mm).

No Cariri choveu em 9 municípios, sendo o maior volume registrado em Juazeiro do Norte. Confira:
Juazeiro do Norte 15.0 mm
Lameiro Crato 10.0
Riacho Verde Várzea Alegre 10.0
Crato 9.0
Missão Velha 7.0
Altaneira 7.0
Vila São Gonçalo-marrocos Juazeiro do Norte 4.0
Carius 4.0
Umari 2.0
Milagres 1.5
Farias Brito 1.0

As chuvas intensas observadas desde a Quarta de Cinzas foi proporcionado pela proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa norte do Ceará, além de um conjunto de fatores como a elevada umidade do ar e a direção dos ventos (que estão vindo de Nordeste), contribuindo para a movimentação das nuvens rumo ao Estado.

Como o cenário segue favorável a chuvas mais intensas nas áreas mais ao norte do Ceará, está mantido o aviso meteorológico para as defesas civis Estadual e Municipal de Fortaleza. Ele é válido até hoje, porém, a Funceme realizará nova análise na tarde desta quarta para decidir a necessidade de uma nova emissão.

PREVISÃO ATUALIZADA
Para esta sexta-feira (8), a previsão é de nebulosidade variável com eventos de chuva no Litoral Norte e na Ibiapaba. No Litoral do Pecém, no Litoral de Fortaleza e no Maciço de Baturité, nebulosidade variável com chuvas isoladas, isto é, redução de acumulados em relação ao fim do feriadão de Carnaval. Nas demais regiões, há apenas possibilidade.

Post a Comment