FOTO: Alissa Carvalho
Estarão abertas de 18 a 23 de março as inscrições para um curso de hidroponia ofertado pelo campus de Crato do Instituto Federal do Ceará (IFCE). O curso é gratuito e, para se inscrever, é preciso ter ensino fundamental completo. As inscrições poderão ser feitas de 8h às 11h30, no Departamento de Ensino/Coordenação de Extensão do campus. São 35 vagas no total: 10 para a comunidade interna e 25 para a comunidade externa.

O curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) terá duração de 40 horas/aula e será realizado de 11 de abril a 9 de maio, todas as quintas-feiras, de 8h às 11h e de 13h às 17h, no próprio campus. A capacitação dá direito a certificado. A documentação necessária para a inscrição está disponível no edital, com link no final do texto.

Hidroponia
A hidroponia é um sistema de cultivo que utiliza uma solução nutritiva balanceada, com água e nutrientes, para promover o desenvolvimento da planta sem o uso do solo. A técnica pode ser utilizada para cultivar alface, morango e coentro, entre outros.

O sistema é mais eficiente e econômico no uso de água, de fertilizantes e permite a colheita durante todo o ano, com o uso de estufas: "As vantagens são várias. A primeira é que grande parte das doenças que atingem as plantas estão presentes no solo e são facilmente transportadas entre as regiões. Como a hidroponia geralmente é em ambiente protegido, uma estufa, essas pragas não têm acesso às plantas. Outra vantagem é a redução dos gastos com água", explica o coordenador do projeto, o professor Cley Anderson Freitas.

SERVIÇO
Curso gratuito de cultivo hidropônico
Inscrições de 18 a 23 de março, de 8h às 11h30 | no Departamento de Ensino/Coordenação de Extensão do IFCE campus Crato
Endereço: CE 292, km 15, bairro Gizelia Pinheiro

Post a Comment