Header Ads

Fortim tem maior chuva do Ceará nesta terça-feira (05); 19 municípios do Cariri registraram precipitações



O balanço da Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme), divulgado na manhã desta terça-feira (5), apontou que entre o início de terça-feira e 7h desta quarta-feira, o município de Fortim, no Litoral Leste do Estado, registrou os maiores números de chuva no Ceará. De acordo com o boletim foram 52 milímetros. Ao todo, 88 municípios registraram precipitações, sendo 19 no Cariri. Crato contabilizou 18 milímetros. A funceme não registrou chuva em Juazeiro e Barbalha. O maior volume no Cariri foi em Caririaçu 46 mm.

Tais precipitações estão associadas à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa norte da região Nordeste, assim como a borda norte do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Este último, apesar de colaborar para chuvas no centro-norte, não está favorecendo ao sul, devido à posição do seu centro, área que inibe a formação e o crescimento das nuvens.

10 maiores chuvas por posto no dia:
Fortim (Posto: Fortim) : 52.0 mm
Icapuí (Posto: Barrinha) : 51.8 mm
Caririaçu (Posto: Vila Feitosa) : 46.0 mm
Granjeiro (Posto: Cana Brava Dos Ferreiras) : 41.4 mm
Crateús (Posto: Ibiapaba) : 38.0 mm
Hidrolândia (Posto: Hidrolandia) : 35.0 mm
Ipu (Posto: Flores) : 34.0 mm
Ipueiras (Posto: Ipueiras) : 34.0 mm
Viçosa Do Ceará (Posto: Vicosa Do Ceara) : 32.6 mm
Aurora (Posto: Aurora) : 31.0 mm

Previsão para os próximos dias
A previsão da Funceme para esta terça-feira é de chuvas isoladas no litoral, na Ibiapaba e na região Jaguaribana. Nas demais regiões, há possibilidade de chuva. Para quarta, nebulosidade variável com chuvas isoladas no centro-norte do estado. Nas demais áreas, há possibilidade de chuva. E para quinta-feira, eventos de chuva no centro-norte do estado. Nas demais regiões cearenses, há possibilidade de chuva.      (Gazeta do Cariri – Com informações do Diário do Nordeste)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.