Porto Seco em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul
No próximo sábado, 23, acontece o primeiro Fórum do Porto Seco do Cariri. A intensão do evento é discutir a criação de um terminal para dar suporte no armazenamento e despacho de mercadorias, ligando o interior ao Porto do Pecém, na região metropolitana de Fortaleza, via linha férrea e/ou por estradas. O evento é gratuito e ocorre no Imperial Palace Hotel, na cidade de Barbalha, a partir das 8h. A ideia é instalar o Porto Seco no município de Missão Velha.

O palestrante é o presidente da Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação (Aprazpe), Helson Braga. George Pereira, diretor do Rotary Club de Barbalha e um dos organizadores do evento, aponta que os empresários da região são os maiores interessados nesse projeto e reforça a importância da participação no Fórum.

Geraldo Sinésio, articulador do evento e Presidente do Instituto Crajubar de Educação e Cultura (ICEC ), afirma que esse é um projeto de médio a longo prazo e depende da finalização da Ferrovia Transnordestina. Já o projeto de execução e orçamentário da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) aponta que o trecho no Estado poderá ser concluído em 2022. O investimento para a retomada da obra vem da empresa italiana Salini Impregilo, no valor de R$ 2,2 bilhões para a linha Salgueiro (PE) – Pecém (CE).    (Site Badalo)

Post a Comment