Desfile de muitas cores na Terreirada Cearense, na Quinta da Boa Vista. FOTO: Marcelo Regua
O carnaval de rua faz milagres, até chover no sertão. Mesmo sob água, o bloco Terreirada Cearense montou seu circo na Quinta da Boa Vista, transformada neste sábado de carnaval num pedaço do Nordeste. A chuvarada atrasou em quase duas horas o show, que começou por volta das 15h30. Os ritmos nordestinos colocavam os foliões, que lotam o parque, para dançar.

O bloco se destaca também pelo colorido e fantasias que remetem aos festejos do Nordeste. Líder do bloco, Junú, que é de Juazeiro do Norte, explica que o enredo deste ano lembra o movimento do Caldeirão de Santa Cruz do Deserto, massacrado no Cariri em 1930.

— A comunidade foi destruída por forças militares sob o argumento de que eram comunistas e fanáticos. Contra eles, foram lançados bombardeios aereos. Vamos contar essa história com muita poesia - diz o músico, que canta sobre pernas de pau.


Além das fantasias ligadas ao Nordeste, com direito a muito chapéu de Lampião espalhado pela Quinta, os foliões usaram a criatividade também para criticar. As laranjas, na moda, estão presentes. O administrador Ulisses Lima foi de "guardião das laranjas".

— Fui procurar laranjas de plástico na Saara, mas já estão até em falta - conta ele, obrigado a montar a fantasia com tangerinas.

— Tem que ter crítica, tem que alfinetar. carnaval não é só mero entretenimento.

O pessoal do bloco distribuiu para a mulherada tatuagens de Não é não". Sessenta pernaltas acompanharam o bloco, que conta com 170 ritmistas. (Jornal Extra)

Post a Comment