A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedeci) de Juazeiro do Norte participará esta semana, do Smart City Expo Curitiba 2019, a segunda edição brasileira do Smart City Expo World Congress, realizado anualmente, em Barcelona.

"Em 2018, quando saiu da Espanha e chegou ao Brasil, pela primeira vez, Juazeiro do Norte participou como ouvinte. Agora, vamos ter voz para mostrar o nosso case", diz o titular da pasta.

Michel Araújo estará entre 85 palestrantes de diversos países. Eles irão discutir temas como mobilidade autônoma, inteligência artificial, robótica, startups e empreendedorismo, energia sustentável, segurança pública e urbanismo, sob o conceito de cidades inteligentes. Essa imersão promove o compartilhamento de soluções mundiais que estão contribuindo para o desenvolvimento da sociedade.

"É a chance de somar acertos e diminuir erros. Afinal, um projeto que serve em Barcelona, por exemplo, pode não dar certo aqui e vice-versa. Cada município tem a sua viabilidade", ressalta o secretário da SEDECI. 

Na fase final da Parceria Público-Privada (PPP) para implantação, operação e manutenção de uma nova rede de iluminação pública, a base do projeto Cidade Inteligente de Juazeiro do Norte é a troca de cerca de 26 mil postes por LED, o que vai possibilitar Wi-Fi gratuito e videomonitoramento. A Praça do Giradouro foi piloto. Desde maio do ano passado, conta com a luminária LED, Wi-Fi público e oito câmeras de monitoramento.

"Somos um laboratório a céu aberto, podendo testar todo tipo de tecnologia. Por isso, estamos em evidência nos cenários nacional e internacional", conclui.
O Smart City Expo Curitiba 2019 acontecerá nos dias 21 e 22. A expectativa é de que reúna seis mil participantes. O Secretário-Executivo da SEDECI, Douglas Feitosa, vai acompanhar o titular, Michel Araújo, que também é Diretor da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas.

PIONEIRISMO
Sancionada em junho de 2018, a Lei de Inovação e Smart City foi a primeira criada, no Brasil, após a regulamentação do Marco Federal de Ciência e Tecnologia, incluindo as orientações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social, no que se refere ao Plano Nacional de Internet das Coisas, voltado às Cidades Inteligentes.

Post a Comment