O Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens - URCA, em Santana do Cariri, está com uma nova exposição de réplicas de dinossauros e pterossauro aberta à visitação da população local e turistas.

A exposição foi planejada pela direção do Museu juntamente com o artista Anilson Borges. São três novas peças de animais que viveram há milhões de anos na América do Sul, segundo estudos paleontológicos. 

As peças expostas são: Angaturama limai, este dinossauro viveu na América do Sul, nas regiões próximas a Chapada do Araripe a cerca de 110 milhões de anos no período cretáceo. A réplica mede 7 metros de comprimento e 2,5 de altura.

Outra espécie em exposição é o Santanaraptor Placidus - Dinossauro que viveu no período Cretáceo cerca de 110 milhões de anos. O nome é uma homenagem ao local que foi encontrado (formação Santana) e placidus (Plácido Cidade Nuvens, fundador do museu de paleontologia). A réplica tem 1,60 comprimento 0,70 de altura. 

O público pode conhecer também o Thalassodromeus Sethi - Pterossauro que media cerca de 6 metros de envergadura, alimentava-se de peixes e sua principal característica era a crista que possivelmente tinha a função de controlar a temperatura do corpo.

As três reconstituições foram produzidas na cidade de Santa Inês- (Bahia) pelo artista Anilson Borges. Fabricadas com ferro, fibras de vidro, esponja expansiva e resina.

SERVIÇO
Nova Exposição no Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens 
Aberto: Terça a sábado de 09:00 as 16:00 horas 
Domingo e feriados de 09:00 as 14:00
Endereço: Rua Dr Plácido Cidade Nuvens- Centro de Santana do Cariri- Ceará.
Informações: (88) 3545-1206
E-mail: museu.paleontologia@urca.br     (Blog Papo Reto Cariri)

Post a Comment