No dia 19 de março é celebrado o Dia de São José, santo padroeiro do Ceará e também de cidades caririenses, como Missão Velha e Potengi. Além dessas, paróquias de várias outras cidades da região também comemoram a data com programação especial.

Em Missão Velha, quem deixou para chegar um pouco mais tarde na Igreja Matriz de São José, para participar da missa solene em honra ao padroeiro, não conseguiu entrar. Do lado de fora dava pra ver a multidão que se apertou para deixar passar a procissão de entrada da missa solene.

A aposentada Maria Sampaio, de setenta anos, foi uma delas. Vinda de Juazeiro do Norte, chegou dez minutos antes da missa começar, mas já não conseguiu espaço dentro da Igreja. Participou da celebração na parte externa. Mas ela não reclamou, pois o importante era rezar e fazer seus pedidos. “Muita chuva, saúde para nós e para os que estão nos hospitais. Que Deus nos abençoe todos os dias”, eram as súplicas deste ano.

Em Potengi, a comunidade paroquial se reuniu, na Matriz, durante dez dias para celebrar um novenário em honra ao padroeiro. Segundo o pároco, padre Sebastião Bandeira, em todas as noites a quantidade de fiéis só aumentou, até mais que nos anos anteriores. A justificativa, para ele, seria a crença na intercessão do santo para um bom inverno e também o difícil inicio de 2019.

No bairro Limoeiro, em Juazeiro do Norte, há 47 anos reina absoluta devoção ao santo. Tanto que os fiéis o elevaram à categoria de patrono não apenas da paróquia, mas do bairro. Por isso o nome “São José do Limoeiro”, para expressar, vivamente, o sentido de pertença.

Na Paróquia de São José do Limoeiro as celebrações iniciaram no dia 9 de março com novena, missa, quermesse, bingo, leilão e shows musicais. O intuito de toda festa e programação, ao longo desses dias, esteve voltada, além da devoção ao padroeiro do Ceará, para a reforma e ampliação da Matriz de São José do Limoeiro.

O encerramento das celebrações nas paróquias da região ocorrem com a última missa do dia, às 16h, seguida de procissão com a imagem de São José pelas principais ruas das cidades. (Site Badalo)

Post a Comment