Com a escalada das cotações do petróleo, os preços da gasolina e do diesel vendidos pela Petrobras dispararam em 2019. Para evitar altas maiores, segundo analistas, a estatal vem praticando valores abaixo das cotações internacionais desde o início de março.

Nesta terça-feira (19), a Petrobras vendeu o litro da gasolina em suas refinarias por R$ 1,836, 21,5% a mais do que o preço praticado no fim de 2018. É o maior valor desde o início de novembro do ano passado. Já o diesel subiu 18,5% em 2019.

Nesta quarta-feira (20) o presidente Jair Bolsonaro escreveu em sua conta no Twitter que sabe que  uma das principais reclamações do brasileiro é o preço do combustível. “Temos conversado com os ministérios responsáveis para absorver tal demanda e até poder diversificar”, escreveu. “Lembro que os estados carrregam consigo enorme responsabilidade na tributação dos combustíveis.”

De acordo com a Abicom (Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis), esse valor subiu 13% em março. Já a gasolina da Petrobras teve alta de 9% no mesmo período. “Vale ressaltar que a variação insuficiente foi sobre uma base já defasada”, diz a entidade.  (Folha de SP)

Post a Comment