A Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seagri) de Juazeiro do Norte iniciou a implantação de horta comunitária no Residencial Tenente Coelho IV. A iniciativa partiu do sindico do condomínio, que procurou a Seagri para transformar um pequeno terreno do condomínio em uma horta.

No último sábado, 16, foi realizado, no próprio condomínio, o terceiro encontro entre as partes. Já na segunda, 18, foi realizada a limpeza do local e a preparação da terra para o plantio. 

Antes no terreno que será transformado em horta, funcionava um parque infantil, mas com o passar do tempo, além do desgaste dos brinquedos do parque o local servia para acúmulo de entulho, dai nasceu o desejo de transformar um espaço que estava sem uso, em algo que movimentará e beneficiará todo o condomínio.

Serão plantadas inicialmente culturas anuais como milho, feijão, jerimum e gergelim, que também servem para melhorar o solo, com suas folhas, além de combater a erosão. Depois será feita a implantação da horta em si, com olerícolas folhosas e de frutos. O sindico será responsável pela elaboração do plano de trabalho e contará com o acompanhamento técnico da Seagri.

Alguns moradores já se voluntariaram para acompanhar as ações e cuidar da horta. Outros encontros serão realizados, para a apresentação do plano de trabalho e as definições do que será feito com a colheita, divisão e o destino dos excedentes.

Post a Comment