A Secretaria da Saúde (SESAU) de Juazeiro do Norte irá publicar, ainda este mês de março, chamamento público para cadastro de laboratórios com o intuito de zerar a fila de exames com grande demanda reprimida no Município. 

O programa chamado de “Fila Zero” irá disponibilizar 6.683 procedimentos, entre ultrassonografias, endoscopias e exames laboratoriais, além da quantidade que já é ofertada mensalmente.

A secretária da Saúde, Francimones Albuquerque, explica que através de um levantamento, a SESAU identificou que ultrassonografia e endoscopia são os exames com maior dificuldade para marcação, resultando em mais tempo de espera para realização do procedimento. 

Paralelo ao programa Fila Zero, a titular da pasta ressalta que estão sendo estabelecidos protocolos para a solicitação de exames em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município, uma vez que a taxa de normalidade dos procedimentos realizados é muito alta. “No levantamento que fizemos, por exemplo, das ultrassonografias que foram realizadas 92% deram resultado  normal e só 8%  alteradas”, afirmou a secretária.

Logo, os profissionais deverão seguir um fluxo de procedimentos para que se demonstre a real necessidade para a solicitação do exame. “A gente quer adequar a nossa oferta de exames realmente com a necessidade do paciente”, conclui a secretária.

Post a Comment