Mudança será gradativa e testes serão feitos na volta às aulas.
FOTO: Emanuella Callou
Desde o dia 25 de fevereiro, as três de Juazeiro, Crato e Barbalha do Refeitório Universitário da Universidade Federal do Cariri (UFCA) não usam mais copos descartáveis. Com orçamento de R$ 240 mil por mês, o RU serve todos os dias cerca de 1700 refeições. 

A substituição faz parte do Plano de Logística Sustentável da UFCA, aprovado em agosto do ano passado.

De acordo com o coordenador do RU da UFCA, Jefferson Guedes, a substituição dos copos não vai gerar ônus para a universidade, ficando integralmente a cargo da empresa contratada para ofertar as refeições.

O contrato entre a UFCA e a empresa fornecedora das refeições previa apenas o uso de copos descartáveis. "Fizemos um aditivo ao contrato para possibilitar os copos reutilizáveis", disse o coordenador Jefferson Guedes. O contrato vigente vai até junho de 2019.

Até a resolução do impasse, foi lançada a campanha  “Adote um copo", que objetivava incentivar os usuários do RU a utilizarem copos próprios, dispensando os descartáveis oferecidos no equipamento.

Ainda segundo o coordenador do RU, o início do uso dos copos reutilizáveis antes do começo das aulas (previsto para 11 de março) será importante para testar a mudança em termos logísticos: "testamos os copos para que sejam resistentes e também para que não deixem cheiro. Nesse período inicial de uso, vamos verificar também se os novos copos resistem às temperaturas das nossas máquinas de lavagem, que podem ser altas para o material”, finaliza.   (Site Miséria)

Post a Comment