FOTO: Antonio Rodrigues
A Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Morro foi campeã, pelo segundo ano consecutivo, do carnaval de Barbalha. A agremiação desfilou na noite de ontem, no Parque da Cidade, trazendo como samba-enredo “De Parintins para o Morro”, que homenageou o Festival Folclórico de Parintins, que acontece no Amazonas. O resultado saiu no início da tarde deste domingo (03).

Na apuração, a Unidos do Morro, que representa o bairro do Rosário, somou 266,4 pontos, à frente da Acadêmicos do Cirolandia (256,4 pontos), que ficou com o vice-campeonato, e da Grande Mocidade Independente dos Bairros Unidos (243,3 pontos), que terminou em terceiro lugar.

A escola campeã obteve nota máxima em seis quesitos: enredo, fantasias, comissão de frente, harmonia, bateria e samba-enredo.

Ontem, na apresentação, a Unidos do Morro levantou o público. O verde e branco, tradicional da escola, ganharam o azul e o vermelho, que representam os bois Caprichoso e Garantido, os dois grupos folclóricos da festa na Amazônia. As duas cores também ficaram divididas nos próprios integrantes da bateria.

A agremiação trouxe dois carros alegóricos. O primeiro, com quatro destaques, fazia referências às lendas indígenas e às belezas naturais da Amazônia. Já o segundo, trouxe um grande boi-bumbá colorido nas cores vermelho, azul e verde.

FOTO: Wescley Araújo
A Acadêmicos do Cirolândia, que ficou em segundo lugar, trouxe como samba-enredo: “Dentre mil e uma histórias de amor, nenhuma será mais bela que a nossa”, levando as histórias de amor da literatura para a avenida. Já a Grande Mocidade Independente dos Bairros Unidos apresentou como tema as diversidades étnicos, sexuais, de gênero, nacionalidade e cultura, com o samba-enredo “Emoção a flor da pele”.

Este é o sétimo título da Unidos do Morro, que foi a primeira escola de samba Município, fundada em 1963. A agremiação surgiu como o bloco “Foliões do Maguary”, com aproximadamente 19 componentes. Hoje, ela possui cerca de 600 integrantes e tem a maior torcida entre os barbalhenses.        (Blog Diário Cariri)

Post a Comment