Arredores da Igreja Matriz de Santo Antônio na década de 1940, em Barbalha. FOTO: Acervo Iphan - Acervo Cariri das Antigas
Erguida em 1779, na colina mais alta às margens do riacho Salamanca, a Igreja de Santo Antônio era representação de poder, fé e organização para a antiga "Freguesia". Na época de sua construção, pouco existia no distrito e ali seria determinado seu centro pelo capitão Francisco Magalhães Barreto e Sá e sua esposa dona Maria Polucena de Abreu e Lima.

De lá para cá, a paisagem urbana de Barbalha mudou drasticamente. A Igreja foi fotografada (imagem abaixo) pelo artista plástico e restaurador João José Rescala, (especula-se que) em 1946, para o inventário arquitetônico do Ceará a serviço do antigo SPHAN.

Fotografia de 2019 retrata a urbanização ao redor da Matriz, na Avenida Beira Brejo, pela perspectiva de sua praça. FOTO: Naira Filgueira - Colaboração
Das poucas edificações ao redor do centro de Barbalha, a fotografia guarda a Igreja neoclássica (que já aparece reformada) como  representação da devoção e influência da elite barbalhense na vida urbana. Anos mais tarde seria expandida em para acomodar o número crescente de fiéis católicos.

Guardando o Casarão Hotel, a casa dos padres e diversas outras edificações tombadas no Centro Histórico, a Rua da Matriz (Avenida Beira Brejo) também recebe o maior evento religioso da região, a Festa de Santo Antônio, quando é escolhido, carregado e hasteado o tradicional Pau da Bandeira, patrimônio imaterial do Brasil e do Ceará. 


Outra visão da Igreja da Matriz. FOTO: Alana Soares - Cariri Revista
Datada do século XVIII, a Igreja da Matriz possui 2.400 m², com piso original do Império, mesclando detalhes originais e reformados. Em seu interior, exibe imagens francesas e a figura maior do padroeiro Santo Antônio. Em 2014, passou por sua última grande reforma.  (Site Miséria)

Post a Comment