A chuva afetou diversas comunidades de Santana do Cariri
A chuva de 70 milímetros registrada em Santana do Cariri – a maior do Estado entre as 7h de ontem e as 7h desta terça (04) – fez com que as aulas da rede municipal de ensino fossem suspensas por uma semana por conta das péssimas condições nas estradas vicinais. Na segunda-feira pela manhã, estudantes ficaram ilhados e não conseguiram chegar nas escolas.

O decreto assinado ontem pelo prefeito Pedro Henrique Correia suspende as aulas de 9 a 17 de abril. Com o feriado de Semana Santa, os estudantes só retornam no dia 22. No entanto, o prazo pode ser estendido por mais 15 dias, caso as chuvas não diminuam e as condições das estradas não melhorem.

“Temos muitas escolas na zona rural. Aqui mesmo, na sede, temos alunos que vêm dos sítios. Há um tempo eles estão perdendo aula por conta da estrada, do acesso. Alguns até por 20 dias. Os motoristas estão reclamando. Há perigo de haver acidentes. Nossa preocupação maior é com a vida desses alunos”, justifica a secretária de Educação, Gerlanny Freire.

O agricultor Claudiano Pereira Brito, pai de Matheus Brito, de 10 anos, explica que, sem as aulas, a rotina da família pode se alterada e a criança deve passar este período na casa da avó. “Aluno deveria estar no colégio, mas as estradas estão estragadas. Espero que a chuva dê uma trégua para ajeitar as estradas”, conta.

Matheus e outros alunos foram pegos de surpresa, porque, nesta semana, aconteceriam as provas. “Como vão fazer prova se já estavam perdendo aula?”, pondera Gerlanny. A expectativa é que a primeira semana após o retorno seja de revisão de conteúdo para, na semana seguinte, iniciarem as avaliações. Já a reposição, deve acontecer no próximo ano letivo, entre os dias 6 e 15 de janeiro.   (Blog Diário Cariri)

Post a Comment