Há três anos na estrada, a banda cearense Forria lança seu primeiro álbum autoral, neste sábado (13), às 19h30, no teatro do Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri (CCBNB), em Juazeiro do Norte. Pela primeira vez na região, o grupo, natural de Fortaleza, traz no seu repertório desde o baião ao rock, passando pelo maracatu e o afrobeat. A programação é gratuita e com classificação indicativa para todas as idades.

Com nove faixas, seu primeiro álbum evidencia musicalidade genuinamente nordestina, repleto de referências da cultura popular e do imaginário fortalezense. Essa mistura de referências é fruto de constante busca pela sonoridade desejada, em um processo de investigação “para dentro e para fora”, como diz Paula Braz, uma das integrantes da banda. O álbum está disponível nas principais plataformas digitais.

Para Paula, o apelo regional surge do encontro de referências dos sete músicos com vivências distintas. Além dela, Leonardo Rio (voz), Samuel Torquato (guitarra), Eros Augustus (teclas), Mateus Torquato (baixo), Lucas Rangel (bateria), Seu Divino e Tainan Fernandes (percussão) formam o grupo.

“Descobrimos aquilo que nos atravessa: um Belchior, um Pessoal do Ceará, um manguebeat, um forró mais arrochado, um gosto por ritmos afro-brasileiros e suas manifestações, que não se encaixam na dicotomia entre o tradicional e o moderno”, afirma Paula Braz. “Essas referências passeiam pelo disco de forma bastante evidente, mas nunca engessada ou parada no tempo: queremos que nossa música seja atual, ainda que permeada de nostalgias”, completa.

Para celebrar o disco, a banda lançou também o clipe de “Desenredo”, um passeio pelas ruas dos bairros Parquelândia, Centro e Praia de Iracema, em Fortaleza. “O que nos guiou foi a própria música que tem momentos muito fortes de tensão, angústia e alívio”, diz o guitarrista Samuel Torquato. No vídeo, a personagem parte para o trajeto nas ruas ao sol do meio dia, engarrafadas e totalmente caóticas, enquanto percebe as belezas escondidas da cidade. No fim, o descanso no Passeio Público seguido do mar de Iracema.

“É interessante observar que destes conflitos surgem discussões políticas do álbum”, continua o guitarrista. “No fim das contas, o álbum acaba por ser, na minha interpretação, uma viagem pela metrópole, litoral e interior, e ao longo dessa viagem são narradas histórias que o constroem”, finaliza Samuel.

Mais informações
Show da Banda Forria
Data: 13 de abril
Local: Teatro do CCBNB-CARIRI
Horário: 19:30
Ingressos: gratuito
Contato: (85) 9 9849-0953     (Diário do Nordeste)

Post a Comment