A Biblioteca Pública Municipal Dr. Possidônio da Silva Bem está passando por um período de processamento e planejamento técnico com o objetivo de adequar os seus serviços ao resultado da nova estrutura que chegará com a reforma física do prédio. 

A equipe estuda a implantação do conceito Biblioteca Parque, que tem se destacado no Rio de Janeiro. De acordo com a Coordenadora da Biblioteca Pública Municipal, Ana Lívia Mendes, esse tipo de biblioteca é caracterizada como espaço que oferece multiplicidade de artes e cultura, instalada em uma arquitetura moderna e que promove uma maior interatividade com usuários e a comunidade. 

Além desse novo modelo, a Biblioteca vem realizando a reestruturação de seu planejamento estratégico e repensando sua política de desenvolvimento de acervos. “Esse é um período de reflexão da Biblioteca: pensar no futuro e o que vai acontecer com ela nos próximos anos”.

Transferência do acervo
Enquanto acontece a reforma, prevista para ter início ainda nesse semestre, a Biblioteca Pública Municipal funcionará temporariamente no Centro Multiuso, localizado no Centro de Apoio aos Romeiros em data ainda a ser divulgada.

Antes disso, todo o acervo passará por uma triagem e processamento técnico como higienização, indexação e catalogação. 

Mesmo instalada de forma temporária, as rotinas de atendimento ao público voltarão ao normal, com espaço infantil e de acessibilidade adequados. “Será uma biblioteca muito mais dinâmica e mais visual”, comenta a Coordenadora. Ana Livia Mendes destaca ainda que, nesse período, acontecerão atividades externas em praças, com lançamento de editais e a interação com novos públicos, como o geek e o nerd, além de fortalecer o vínculo com o público tradicional.

Post a Comment