A história de superação do estudante Antônio Rogério Bié de Moura, da zona rural de Santa Quitéria, foi homenageada pelo governador Camilo Santana neste domingo, 7. Em rede social, Camilo diz que a trajetória de Antônio "emocionou a todos" e que "a educação é a melhor forma de termos um estado mais justo e fraterno". 

Recentemente o estudante foi aprovado entre mais de 17 mil inscritos para ser Jovem Embaixador,  que lhe rendeu viagem de intercâmbio de três meses aos Estados Unidos em janeiro deste ano.

Morador do Assentamento Pintada, a 40 quilômetros da sede de Santa Quitéria, Antônio foi o primeiro de sua família a entrar na universidade. Cresceu no mundo rural, trabalhou na agricultura, cuidou de animais.

"Naquele contexto, as pessoas não tinham grandes oportunidades de futuro”, Antônio observa, lembrando que viu muitos de seus colegas abandonando a escola por terem que optar entre o trabalho e os estudos.

Ele e a família apostaram nos estudos. Matriculou-se na  Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Monsenhor Luís Ximenes Freire. Com ajuda da família, mudou-se para a sede do município. Ainda na 1ª série, o jovem passou a fazer parte do Grêmio Estudantil e ter aulas de inglês.

Neste momento, conhece o Programa Jovens Embaixadores. "Fiz a inscrição, mas não passei nem na prova escrita, que é a primeira fase”, comenta.

Decidido a tentar de novo, Rogério preparou-se melhor, aprimorou o inglês e engajou-se em causas sociais. Criou o próprio projeto de voluntariado, chamado English for Kids, que proporcionava aulas de inglês gratuitas para crianças de escolas públicas.

Antônio e a família, em Santa Quitéria
Na última semana do intercâmbio, a missão de criar um projeto para ser aplicado no Brasil. “Meu projeto se chama Oportuniza Ceará, que consiste em compartilhar minha história, para inspirar outros jovens que sequer sabem que essas possibilidades existem”, explica.

Atento às oportunidades de programas de intercâmbio, o estudante já foi aprovado para um programa de verão, na Carolina do Norte, nos EUA, pelo período de duas semanas, em julho deste ano. (Site Miséria)

Post a Comment