FOTO: Renata Linard
Quando se fala em cultura popular, o Cariri cearense invade as primeiras referências que vêm à mente: a chegada dos romeiros durante todo o ano em Juazeiro do Norte, o Pau da Bandeira de Barbalha, a alegria dos Irmãos Aniceto e, claro, as cores e brincadeiras dos grupos de Reisado. Agora, as histórias divertidas e cheias de magia do Reisado podem ser apreciadas em um outro formato nada convencional: revista em quadrinhos. O responsável por esse trabalho foi o ilustrador, quadrinista e designer Allan Jefferson. 

O lançamento da revista “O Reisado do Cariri Cearense em Quadrinhos” aconteceu nesta terça-feira (16), no Teatro Sesc Patativa do Assaré, em Juazeiro do Norte. Allan apresentou sua trajetória nesse universo criativo para os alunos da Escola José Bezerra de Menezes e para as crianças do Orfanato Jesus Maria José.
O quadrinista disse que, desde muito novo, o desenho se tornou uma paixão. “Desde pequeno eu sempre gostei de desenhar. Enquanto as outras crianças paravam, eu continuava desenhando. Li muito quadrinho. Boa parte dessa questão moral, de fazer o que é certo, eu aprendi nos quadrinhos.”, conta.

ENTRE FRUSTRAÇÕES E DESCOBERTAS
Allan prendeu a atenção das crianças e dos adolescentes com uma apresentação bem humorada e sincera. Ele conta que ingressou na faculdade de Design de Produtos na Universidade Federal do Cariri (UFCA) em 2012 e que achava que, durante a sua formação, conseguiria se dedicar inteiramente aos desenhos, mas a realidade era outra. “Eu achava que ia poder desenhar o tempo todo no curso, essa era minha expectativa. Só que é muita teoria. Só depois que eu ingressei foi que eu fiquei sabendo que o curso era direcionado à área de calçados e joias.”, explica.

Ao chegar na etapa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ele disse que pensou que não conseguiria conciliar a rotina do trabalho com a produção que precisava entregar e foi aí que o seu orientador, Isaac Brito, aconselhou que ele fizesse um TCC que lhe desse prazer e sugeriu que o tema fosse o Reisado do Cariri cearense.

Allan aceitou a sugestão e produziu a revista, o que garantiu sua aprovação na UFCA com nota máxima. O exemplar conta a história do Reisado, além de trazer características fiéis da linguagem da nossa região, cores marcantes e expressões cotidianas.

O lançamento contou com a presença do Mestre Nena (Mestre da Cultura Popular) e com a apresentação do grupo de Reisado “Discípulos do Mestre Pedro”.  (Blog da Renata Linard)

Post a Comment