FOTO: Alex Malheiros
A Enel Distribuição Ceará iniciou, na última quarta-feira (03), um serviço de inspeções na rede elétrica utilizando um helicóptero, em Juazeiro do Norte. O projeto percorrerá todo o Estado e pretende agilizar as ações de manutenção, especialmente em área rurais, onde averiguação por terra leva mais tempo.

Ao todo, mais de 21 mil quilômetros de redes serão inspecionados até o fim de 2019 em todo o Ceará com um investimento de mais de R$ 10 milhões. Só na região Sul, serão inspecionados cerca de 12,4 mil quilômetros.

A aeronave utilizada é equipada com uma câmera de alta resolução, que filma todo o trajeto, um aparelho de tecnologia LIDAR (da sigla inglesa Laser Imaging Detection And Ranging), além de um equipamento termográfico. Com a câmera pode-se registrar possíveis problemas na rede elétrica de diversos ângulos diferentes.

Por meio de tecnologia LIDAR, é possível detectar a distância exata entre a vegetação e os condutores elétricos. Já a câmera termográfica permite verificar a temperatura de conexões e equipamentos. Em terra, uma equipe da Enel recebe todas as informações geradas pelo helicóptero e, dessa forma, consegue realizar os serviços de correção na rede com precisão.

O objetivo do projeto é ter uma visão aérea das linhas de distribuição de alta tensão e média tensão, localizadas em locais afastados das regiões urbanas, onde os carros da companhia não têm fácil acesso. A inspeção aérea permite planejar melhor o trabalho das equipes, ganhando tempo e atuando com mais precisão e verificar pontos de aquecimento na rede, onde é necessário realizar ações de manutenção eficientes.  (Diário do Nordeste)

Post a Comment