Header Ads

Funceme prevê chuva no Ceará no fim de semana

Avenida Alberto Craveiro, em Fortaleza, ficou alagada durante
fortes chuvas desta quinta-feira. FOTO: José Leomar
O fim de semana será de chuvas no Ceará, segundo previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). No sábado (6), deve chover em todas as regiões do Estado. Já no domingo (7), as chuvas vão se concentrar no Litoral, Região Jaguaribana, Ibiapaba e no Maciço de Baturité, informou a Funceme. 

Também no domingo deve haver chuvas isoladas nas demais áreas do Ceará. 

Enquanto no sábado, a previsão mostra condição aparentemente favorável para precipitações mais intensas a partir da madrugada no Centro Norte do Estado. Um aviso meteorológico foi enviado à Defesa Civil. 

A temperatura mínima pode chegar a 23º e a máxima a 32º no sábado. No domingo, a mínina será de 24º e a máxima de 33º. 

Atuação da Zona de Convergência 
Observava-se, em análise feita a partir da imagem de satélite, nebulosidade principalmente sobre a porção ao norte do Estado. Ela estaria relacionada à instabilidade causada pela proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que está posicionada próximo ao norte do Nordeste.  

Já no leste da região, os meteorologistas observam a presença de um Cavado de Altos Níveis (CAN). São esses sistemas que estão contribuindo para a ocorrência de precipitações. 

Segundo a Funceme, a cobertura de nuvens será constante ao longo do dia e as precipitações deverão atingir mais de 50% das áreas sob previsão citadas acima. Já naquelas indicadas como tendência a chuvas isoladas, a precipitações deverão atingir de 20% a 50% do território.     (Diário do Nordeste)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.