Acontece nesta sexta-feira (12), em Várzea Alegre, a tradicional procissão do Fogaréu. Os grupos de penitentes, inicialmente, vão se concentrar na Capela de São Vicente de Paulo, no bairro Centro, e em seguida saem em caminhada pelas ruas do Centro de Várzea Alegre a partir das 19h. A procissão segue até a Capela de São Francisco, no bairro Betânia, onde realizam rituais e finalizam o rito que abre as celebrações de cultura popular da Semana Santa.

Para viabilizar a participação de Várzea Alegre, o arquiteto e urbanista, Ruy Aurélio Rolim, trabalhou no projeto como agente cultural. A Secretaria de Cultura do Estado (Secult), neste ano, disponibilizou por meio de edital oito vagas e Várzea Alegre teve seu projeto classificado em 5º lugar, na categoria “Manifestação Tradicional Popular”.

Com a premiação de R$ 13.300,00, segundo Ruy Aurélio, será possível custear a produção do evento nesse dia 12 de abril e o Iº Encontro de Experiências e Saberes da Fé, no dia 25 do mês em curso; o projeto também buscou confeccionar novas indumentárias para os penitentes e a produção de um curta-metragem.   (Diário Centro-Sul)

Post a Comment