IFCE Crato
Com o objetivo de preservar e valorizar os saberes dos povos ancestrais da região do Cariri, o campus de Crato do Instituto Federal do Ceará (IFCE) promove, nesta quarta-feira (24), a primeira edição do Abril Ancestral. O evento, que conta com roda de conversa, concurso de poesias e composição de uma mandala, é promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do campus.

"A ideia é conscientizar toda a sociedade da importância do conhecimento de nossa história, dos povos pré-coloniais e pré-históricos que aqui viviam, seus costumes que ainda estão presentes nos nossos dias, suas tradições, seus métodos de cura, que estão cada vez mais sendo pesquisados e utilizados na agricultura e na saúde de um modo geral", explica a coordenadora da iniciativa, Verioni Bastos.

A programação começa com a composição de uma mandala de ervas medicinais, com o objetivo de demonstrar a importância das plantas: "A mandala deve se tornar um espaço de pesquisa, ensino e extensão, no instituto e para a comunidade externa. A ideia é também que possamos sempre ter essa relação diária, visualizando, sentindo e percebendo os costumes dos nossos ancestrais no cotidiano".

O evento segue com roda de conversa sobre a colonização dos povos ancestrais do Cariri e patrimônio imaterial arqueológico, além de um concurso de poesias indígenas. Os interessados em declamar poesias no concurso devem fazer a inscrição na Coordenação de Extensão, no período da manhã, e na Coordenadoria Técnico-Pedagógica, no período da tarde. Os candidatos podem declamar poesias já existentes ou inscrever as próprias produções.

PROGRAMAÇÃO
8h, ao lado do bloco de Agropecuária - Composição de mandala com ervas medicinais

9h, no auditório - Roda de Conversa: Povos ancestrais no Cariri e como eles foram colonizados (com Heitor Feitosa, presidente do Instituto Cultural do Cariri) | Patrimônio Imaterial Arqueológico (com Verioní Bastos, mestre na área)

10h30, no auditório - Concurso "Poesias Indígenas"

Post a Comment