A Secretaria de Segurança Pública e Cidadania (SESP) de Juazeiro do Norte iniciou a capacitação da Guarda Civil Metropolitana, que vai atuar na prevenção e no combate à violência contra a mulher, através da Patrulha Maria da Penha. O projeto de lei está na Câmara Municipal para ser votado. Se aprovado, o patrulhamento será pioneiro no Ceará, após sancionado pelo Prefeito, Arnon Bezerra. 

No treinamento realizado na semana passada,19 Guardas Civis do sexo feminino participaram do início da capacitação com a Secretária, Ivoneide Antunes, e a Assessora Especial da SESP, Adriela Vieira. Ela é advogada e já trabalhou no Centro de Referência da Mulher, no Município do Crato. Recentemente, esteve em Curitiba, onde acompanhou as ações da Patrulha, implantada de forma inédita e exitosa no Brasil. A experiência junto à GCM da capital paranaense foi compartilhada com a corporação local. Ainda foi discutida a Lei Maria da Penha.

A formação das Guardas Civis terá continuidade uma vez por semana. Na próxima quinta-feira, será com a Delegada de Defesa da Mulher, em Juazeiro do Norte, Débora Gurgel. A votação do Projeto de Lei deverá acontecer este mês. Enquanto isso, a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania também deu entrada nos trâmites para aquisição de uma viatura exclusiva para o patrulhamento.

"Mulheres já tem nos procurado para entender melhor como será o trabalho da Guarda Civil. Lembramos que serão atendidas as vítimas de violência com medidas protetivas expedidas pelo Poder Judiciário. Elas vão receber visitas periódicas, garantindo que não voltem a ser agredidas. Em casos de urgência, poderão acionar a GCM por meio de um aplicativo de celular. O agressor será preso", enfatizou a titular da SESP, Ivoneide Antunes.

Post a Comment