Católicos participam de celebração em louvor ao padroeiro.
FOTO: Edileudo Lopes
Nesta sexta-feira, 5, é feriado na cidade de Lavras da Mangabeira, dedicado ao padroeiro São Vicente Férrer. A programação inclui missas e procissão com a condução do andor com o santo.

A festa religiosa começou no último dia 26 e tem como tema central “Com o auxílio de São Vicente Férrer trabalhemos por uma igreja missionária”. 

Neste ano, os devotos celebram 600 anos da morte do santo padroeiro. “Celebrar o novenário em homenagem a São Vicente Férrer nos ajuda a praticar os exercícios do tempo quaresmal: escutar, viver e anunciar os ensinamentos de Jesus Cristo”, pontuou o pároco da Matriz, Joaquim Cláudio de Freitas. 

Nesta sexta-feira, será celebrada missa solene às 8 horas presidida pelo bispo da diocese de Crato, dom Gilberto Pastana, e outra missa às 16h30. Em seguida procissão com o andor do santo pelas ruas da cidade e ao final bênção do Santíssimo Sacramento no altar.

pesquisadora Cristina Couto observou que a festa em louvor ao padroeiro São Vicente Férrer ocorre antes da criação da paróquia em 1813, quando se desmembrou da paróquia de Nossa Senhora da Expectação de Icó.

Uma antiga capela teria sido construída por Xavier Ângelo, em 1776. Há também pesquisa que aponta para 1760 o início da devoção.       (Diário Centro-Sul)

Post a Comment