O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de Juazeiro do Norte implementou no cruzamento semafórico das Avenidas Castelo Branco e Ailton Gomes, no bairro Pirajá, mais uma faixa de retenção exclusiva para motos. A sinalização está sendo implantada em caráter experimental, a exemplo do cruzamento da Castelo Branco com a Rua José Marrocos.

Agentes educadores do Demutran já orientam os condutores sobre a nova sinalização. O trabalho educativo seguirá durante os próximos dez dias.

A área, nas proximidades do Mercado do Pirajá, é considerada uma das mais conflituosas devido ao tráfego intenso e à disputa dos motoristas e motociclistas por espaço. Mas, com a implementação dos bolsões para motos, entre a faixa de pedestre e os automóveis parados no semáforo, a expectativa é de paz, organização, fluidez e segurança no trânsito.

Por terem preferência na hora em que o sinal abrir, é esperado que os motociclistas não cometam mais ultrapassagens indevidas nem se aglomerem ao lado dos carros.

Ao mesmo tempo, tendem a ter melhor visibilidade, reduzindo o risco de acidentes como atropelamentos. O pedestre deverá ser respeitado e o sinal vermelho obedecido.

No cruzamento da Avenida Castelo Branco com a Rua José Marrocos vem dando certo. A sinalização foi implementada, no início deste mês, de forma inédita no interior do Estado.

"Foi bem aceita pelos condutores. Os resultados são positivos", afirmou a Gerente do Setor de Educação do Demutran, Eliana Leite.

Post a Comment