Na ocasião, Bárbara, Zezinho e familiares participarão de link ao vivo diretamente do Crato com os estúdios Globo, no Rio de Janeiro. FOTO: Alana Soares - Agência Miséria
A história da menina Bárbara Matos Costa, 9, que passou a alfabetizar do vendedor de picolé, Francisco Santana Filho, 68, após suas aulas, em Crato, será apresentada nesta quarta-feira, 24, no programa global Encontro com Fátima Bernardes. 

Na ocasião, Bárbara, Zezinho e familiares participarão de link ao vivo diretamente do Crato com os estúdios Globo, no Rio de Janeiro. O repórter será Edson Freitas, do Sistema Verdes Mares.

“Ela ficou bastante feliz e, ao mesmo tempo, assustada com a repercussão dessa história”, conta a avó materna Silvana Correia Matos Costa. “Foram muitos jornalistas de todo o Brasil ligando para a gente, querendo entrevista. Não estamos acostumados”.

Ao mesmo tempo, a família Matos Costa comemora a demonstração de boa fé e gentileza de Bárbara.

Aos jornalistas, Francisco Santana, o Zezinho, revelou o sonho de ser repórter. Vendedor de picolé desde os 12 anos, Francisco nasceu e se criou no Crato. Não viu muito do mundo ao redor e, apesar de entrar todos os dias em escolas, não teve oportunidade de estudar.

A lição de solidariedade entre Bárbara e Zezinho, revelada pelo site Miséria em 16 de abril, ganhou repercussão nacional na última semana. Após o Miséria, matérias foram publicadas no G1, Correio Braziliense, Jornal Estado de Minas, Meia Hora, IG, Último Segundo, O Povo e Tribuna do Ceará.

Bárbara começou a dar aulas improvisadas a Zezinho aos 7 anos. Ela conta que o ensina a desenhar as letras com os mesmos recursos que as professoras ensinaram a ela. Português, inclusive, é uma de suas matérias favoritas. 

(Jornalista Alana Soares – Site Miséria)

Post a Comment