Objetivando a promoção de mais segurança à população, a Secretaria de Saúde, através da equipe da Vigilância Sanitária (VISA), inicia na próxima terça-feira, dia 16, a operação Semana Santa, com a finalidade de inspecionar os estabelecimentos que comercializam alimentos típicos das comemorações nesse período.

A equipe da VISA visitará os pontos comerciais, orientando os profissionais quanto às boas práticas de manipulação para evitar a contaminação dos alimentos que são ofertados aos clientes, enfatizando a questão das condições sanitárias do local e o acondicionamento ideal do que será comercializado.

A equipe da vigilância se propõe também a orientar o consumidor a ficar atento e que observe a alteração de cor, textura e odor nos alimentos.

A Gerente da Célula de Vigilância Sanitária e Ambiental, Ana Lígia Aquino, destaca que durante as inspeções, serão distribuídos os kits sanitários para os comerciantes. Os mesmos contêm hipoclorito, toucas e luvas. “É importante saber o quão é imprescindível o uso desses equipamentos de proteção para o cuidado com os consumidores e promoção da saúde”, explica.

O principal foco do trabalho da vigilância sanitária é garantir a promoção da saúde à população, contando com ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde, intervindo nos problemas sanitários que possam afetar a relação entre meio ambiente, produção e circulação de bens e prestação de serviços à comunidade.

Post a Comment