Ocorre na próxima terça-feira (9) uma importante palestra para o campo de públicas e também para gestões culturais. O Conselho Municipal de Políticas Culturais do Crato estará promovendo o encontro de formação “Política Pública para Cultura: Controle e Participação Social”, com discussões mediadas por Raphael Batista, ocorrendo no auditório da RFFSA a partir das 8h.

De acordo com o conselho, o evento visa contribuir com o processo de entendimento do funcionamento dos Conselhos Setoriais, sendo que a formação tem uma preocupação de fortalecer a formação dos conselheiros municipais de cultura. Esta formação ajudará a entender todos os mecanismos de controle e participação da sociedade nestas iniciativas, com enfoque também numa série de formações no campo de políticas públicas voltadas para a cultura.

Raphael, que é ouvidor público, relatou em entrevista um pouco de como será a experiência deste evento e quais as perspectivas no contexto da gestão municipal.

“É de fundamental importância que a coletividade exercite ativamente a cidadania, conheça os seus direitos enquanto usuários de serviços públicos, para que a Administração Pública insira os indivíduos no processo decisório da cidade, do Estado e da nação. Será um momento oportuno para uma construção coletiva, apresentação de ideias e ideais, as temáticas que gravitam em torno da Democracia Participativa.”, ressalta.

Ele completa que será debatido sobre a importância do povo, enquanto constituinte originário, para a eleição das políticas públicas e serviços públicos prioritários da cidade do Crato. Concluindo com falas sobre processos legislativos, projeto de lei, decretos, comissões permanentes e temporárias, etc. Além disto, serão analisados canais de participação social como: audiências públicas, conselhos, Ouvidoria, reuniões com Associações Públicas.

“Podemos dizer que se trata de um projeto embrionário no fomento a cultura de Controle Social”, completa Raphael.

Serviço
Formação – Política Pública para Cultura: Controle e Participação Social
Local: Auditório da RFFSA – Crato/CE
Data: 09 de abril de 2019
Horário: 8h
Mediação: Raphael Batista  (Site Badalo)

Post a Comment