FOTO: Panticola Vieira
Acontecerá, nesta sexta-feira (19), na zona rural de Barbalha, a Peregrinação dos Penitentes Irmãos da Cruz do Sítio Cabeceiras e dos Penitentes Santas Missões do Sítio Lagoa, a partir das 19 horas. Com saída da Capelinha do Sítio Brito, eles percorrem estradas do Sítio Cabeceiras, fazendo orações em cruzes, cruzeiros, residências, cemitério e capelas da comunidade.

A peregrinação é a mais tradicional Procissão do ciclo Pascal da zona Rural do Cariri cearense que, tem o mérito de ter atravessado o tempo sem perder as características originais, onde a Ordem do Penitentes Irmãos da Cruz, um grupo de agricultores, abnegados, identificados com as superstições e crendices, lutam para manter viva esta sua tradição secular.

O projeto que, nasceu com o desejo de contribuir com o fortalecimento e preservação das manifestações culturais da Semana Santa do município de Barbalha, foi aprovado por Francisco Demontiêr dos Santos Vieira (Panticola) no XV Edital Ceará da Paixão. Conta, portanto, com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, ONG Engenho Velho e ONG Candeeiro das Trilhas.        (Site Badalo)

Post a Comment