São poucos os registros existentes sobre o grande Crato Hotel e sua história datada se concentra na memória de um e de outro. No entanto, mais de 80 anos se passaram desde sua abertura, e parte de sua arquitetura original continua a embelezar a Rua Nelson Alencar com a Barbara de Alencar, no centro da cidade, e a render um suspiro ou outro para um saudosista.

Sabe-se pela fascinante memória do jornalista Huberto Cabral que o Crato Hotel recebeu, em campanha, o então candidato a Presidência da República, Fernando Henrique Cardoso, e também abrigou grandes músicos como Nelson Gonçalves, Dalva de Oliveira, Vicente Celestino e Gilberto Alves. Era ponto certo de viajantes e cartão de visita para muitos que chegavam de Trem.

Reinou até a abertura do Palace Hotel, meados da década de 1960. Mais estruturado e fino, capaz de hospedar altas patentes do Exército e políticos de alto escalão. Ainda assim, é um dos últimos do século XX a se manter de pé, mesmo que sob outro nome.

Um dos poucos registros sobre o Crato Hotel é a foto abaixo, que figura em livros de arquitetura regional, sem maiores informações. Desatentos podem, até mesmo, achar que o primeiro hotel cratense deixou de existir.

Era assim: Uma das poucas fotos do Crato Hotel é um registro de seus hóspedes em comitiva pelo interior do Ceará
Dez anos após a instalação da Estação de Trem, a inauguração do grande Crato Hotel em dezembro de 1936 passou a representar um novo tempo para o município de mesmo nome.  Posteriormente, seria seguido pelo Grande Hotel, Palace Hotel, Hotel Avenida e Hotel Tabajara.

Idealizado por Elói Bezerra, produtor de algodão do Piauí que visitava o Crato a negócios, e levantado pelo genioso mestre de obra Pedro Jaguaribe, o hotel hospedava empresários, trabalhadores e viajantes de todo o Ceará que passavam pela cidade, este seria um dos primeiros hotéis da região. 

A entrada original ficava na lateral e a parte inferior era destinada ao comércio de oficinas e pequenos mercadinhos. Ao longo dos anos, o Crato Hotel passou por vários arrendantes, entre eles o empresário Raimundo Ribeiro Parente, que realizou transforma. FOTO: Alana Soares
Diz-se que o primeiro hóspede teria sido o empresário Orestes Costa, que faria parte da Singer, abriria o tradicional Café Crato e, posteriormente, batizaria uma avenida na cidade.  (Site Miséria)

Post a Comment