A Secretaria Municipal de Saúde tem desenvolvido, ao longo dos meses de março e abril, uma série de atividades voltadas para a conscientização dos alunos da rede municipal e da comunidade em geral visando controlar os focos do mosquito Aedes Aegypti. A intenção é a mobilizar a comunidade e fazer com que sejam atuantes na eliminação de todos os focos, reduzindo assim, o índice de infestação predial.

Inicialmente foram realizadas uma série de palestras e rodas de conversa nas escolas municipais, com essa ação já foram atendidos cerca de 500 alunos da rede municipal de ensino; em seguida deu-se início às atividades com a comunidade em geral.

No último dia 3 de abril, foi realizada uma grande mobilização na sede do município, onde, por meio dos serviços da vigilância sanitária, vigilância em saúde, serviço de controle de endemias, agentes comunitários de saúde e da equipe de atenção primária à saúde; os alunos, acompanhados pelos seus professores, seguiram em passeata pelas ruas Dr. Plácido Cidade Nuvens, 11 de Janeiro, São Pedro e São Francisco, e juntos da equipe de saúde fizeram visitas casa a casa distribuindo panfletos com ações para o combate aos focos.

Na oportunidade, os alunos examinaram os quintais buscando identificar a presença de recipientes ou lugares propícios à procriação do mosquito, se identificados quaisquer indícios, foram feitas as devidas medidas de precaução e feito o encaminhamento para os serviços de coleta pública. O evento contou com as escolas da sede do município, Rachel de Queiroz e Generosa Amélia da Cruz.

Post a Comment