A Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Crato, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), está realizando o curso de produção de mudas do pequi, dividido em três módulos para os produtores coletadores do produto do distrito de Santa Fé, e beneficia as comunidades do Sítio Cruzeiro, Baixa do Maracujá e Sítio Santo Antônio.

Esse é o segundo módulo que reuniu produtores da zona rural beneficiando vinte extrativistas com a ação, e que teve como objetivo obter e disseminar conhecimentos acerca da produção de mudas do pequi.

O curso ministrado por técnicos do IFCE, resultado de uma pesquisa desenvolvida pelo instituto, tem como objetivo contribuir para o reflorestamento da área e orientar a comunidade sobre a importância da recuperação das árvores para garantir a renda das famílias, a continuidade da atividade econômica e o extrativismo sustentável. 

De acordo com Jéssica Tayane da Silva Lima, Gerente de Célula de Apoio a Agricultura Familiar e Aquisição de Alimentos, a capacitação dos extrativistas faz parte de uma rede de projetos ligados ao pequi e desenvolvidos pelo campus de Crato do IFCE, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos e a Embrapa. A ideia é implantar uma usina de processamento do fruto na zona rural do Crato, para produzir polpa e óleo de melhor qualidade, agregando valor aos produtos e fortalecendo a cadeia produtiva do pequi na região.

Post a Comment