FOTO: Gabriel Souza
Denúncias de assaltos nas proximidades do campus Juazeiro do Norte da Universidade Federal do Cariri (UFCA) chegaram até a gestão da universidade. Segundo relatos de vítimas - entre as quais estão servidores e estudantes - as ações criminosas teriam se intensificado desde a semana passada. De acordo com as vítimas, assaltantes estariam se escondendo em um terreno vizinho ao campus antes e depois dos crimes, aproveitando-se da vegetação alta do espaço, que dificulta a visibilidade.

Com as denúncias, o Reitor, Ricardo Ness, e o Diretor de Logística e Apoio Operacional (DLA/UFCA), Marcelo Bezerra, debateram com a gestão universitária medidas que pudessem ser tomadas, de imediato, para inibir esses eventos. "A segurança da universidade em si é patrimonial e não atua na segurança pública", explica o Reitor. Assim, a primeira providência tomada foi acionar a Polícia Militar (PM) em Juazeiro do Norte. Com isso, policiais estiveram no campus para iniciar as investigações, que seguem em andamento. A Reitoria da UFCA também encaminhou ofício para a PM, solicitando que rondas sejam feitas permanentemente nas regiões próximas ao campus. 

A Prefeitura Municipal também foi procurada pela UFCA. A universidade propõe que medidas como o aumento da iluminação pública e a atuação da Guarda Municipal na área sejam consideradas. Uma reunião entre a Reitoria e a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (Sesp) deve ocorrer nos próximos dias, para definir as possíveis ações para o aumento da segurança no entorno do campus.

Outra providência da universidade foi destacar equipamentos do Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB/UFCA), que funciona no Crato, para a limpeza do terreno vizinho ao campus Juazeiro do Norte: "a intenção é aumentar a visibilidade e coibir os assaltos. A Prefeitura deve fazer o mesmo trabalho em outros terrenos na região", disse Ricardo. Com um trator e uma roçadeira cedidos pelo CCAB/UFCA, o trabalho de limpeza do terreno vizinho ao campus foi executado nesta sexta-feira (5).

Post a Comment