O artista Wanderson Petrova Cavalcante, conhecido pela suas obras inspiradas na Madonna, voltou a ganhar os holofotes do reconhecimento após a rainha do pop divulgar uma das artes do cratense, que representa o novo trabalho de estúdio da cantora intitulado “Madame X”.

Para entender um pouco sobre este processo, o Badalo conversou com Wanderson, que está em processo de formação em Artes Visuais, pela Universidade Regional do Cariri (URCA), e vê na arte uma forma de expressão e resistência às questões sociais. Ele nos conta que iniciação na pintura de gravuras e telas veio desde criança, quando já aflorava seus dotes para os desenhos, sempre como uma forma expressar melhor o que sentia.

“Me compreendi artista quando as minhas percepções sobre os meus desenhos e pinturas passaram a entender o contexto social da minha cidade e do mundo”, conta.

Mural pintando por Wanderson em um muro em Crato retrata a identidade visual do novo trabalho da Madonna.
Wanderson vem de um longo processo de atuação com comunidades carentes e hoje atua junto a jovens que cumprem medidas socioeducativas em Juazeiro do Norte e Fortaleza, assistidas pelo Governo do Estado, trabalhando atividades sociais que visam trazer a arte para as camadas que, segundo ele, mais precisam de atenção e que possuem bastante potencial.

Ele diz também que vem realizando com a comunidade pinturas sobre os ícones do Cariri, como rezadeiras e artistas locais, pois conta que muitos desconhecem eles, e vê na arte como uma forma de também integra-los a cultura de seu povo.

“Eu penso no Cariri como uma região em crescente desenvolvimento, mas é uma região que precisa se aproximar mais com o título que ela tem que é berço da cultura”, diz Wanderson.

Madonna nos muros do Crato
Petrova ressalta que, além de tê-la como ídolo, Madonna representa muito mais que isto. “Minha arte com a Madonna é arte urbana, que diz respeito a um símbolo de resistência e movimento”, diz o artista. “Ela tem essa relação de força, esse simbolismo. Eu me sinto muito inspirado por isso”.

Questionado sobre o momento em que teve seu trabalho reconhecido pela cantora pop, ele nos conta que naquele momento Madonna o apresentou a sua própria cidade, visto o contexto histórico do Crato como sendo berço da cultura caririense, e também no interior do Nordeste brasileiro.

Segundo Petrova, o reconhecimento do público de sua própria cidade quanto ao seu trabalho artístico veio de uma forma crescente, antes mesmo da fama que a publicação rendeu a ele nas redes sociais. Vindo esta obra como um gatilho para o desenvolvimento de outras, e consequentemente uma visão de trabalho artístico para além da reprodução de imagens da cantora.

Ele conta que já são cerca de 3 anos desde que começou a fazer artes divulgando imagens de empoderamento e poses artísticas famosas de Madonna. Após a repercussão nas redes sociais da publicação feita em 2015, Wanderson foi convidado pela própria cantora a pintar painéis no recém construído hospital pediátrico Mercy James, fundado pela cantora no Malawi.

Wanderson pintou um dos painéis dentro do Hospital Mercy James, que faz parte do projeto social Rasing Malawi da cantora Madonna.
Por fim, Wanderson diz que se sentiu honrado com a iniciativa, e ressalta que para ele o mais importante é o valor social da obra. Para os artistas e pintores caririenses ele dá uma valiosa dica:

“Pintem, pois tem que ser feito! A vida já está um pouco cinza e desbotada demais. Pinte não só porque algo aconteça, mas pinte por que tem que colorir e inspirar”.          (Por George Wilson - Site Badalo)

Post a Comment