Os preparativos para a Festa Junina do Ceará vão começar. O XXI Edital Ceará Junino, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), está com inscrições abertas desde o último domingo (28). Com o objetivo de selecionar e apoiar a realização de iniciativas destinadas à promoção, preservação e difusão das tradições regionais cearenses voltadas para as manifestações próprias do ciclo junino, o edital traz três categorias: Quadrilha Junina (adulta, infantil e da diversidade); Festival Regional de Quadrilhas Juninas e Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino.

Ao todo, o Edital destina R$ 3,15 milhões para o apoio a 136 projetos. As inscrições seguem abertas até o dia 13 maio deste ano e são online, feitas pelo site de editais da Secult, onde também está disponível o edital e seus anexos.

O XXI Edital Ceará Junino 2019 se insere nas políticas de Patrimônio Cultural para o fomento de bens, produtos e serviços vinculados às manifestações populares do ciclo junino nas várias regiões do Estado do Ceará, com o intuito de contribuir para a ampliação e o fortalecimento das políticas de patrimônio imaterial no Estado do Ceará; reconhecer, valorizar e promover os saberes e fazeres tradicionais da cultura junina cearense; incentivar e difundir os processos da produção, difusão, formação e fruição das manifestações culturais populares dos festejos juninos; e fortalecer as manifestações do ciclo junino no circuito cultural e turístico do Ceará.

Quem pode participar
Podem participar do XXI Edital Ceará Junino Pessoas Físicas (somente para a categoria Quadrilhas Juninas, Pessoa Jurídica de Direito Privado da Administração Municipal (somente para a categoria Festival Regional de Quadrilha Juninas) e Pessoa Jurídica de Direito Privado Sem Fins Lucrativos, que poderão inscrever uma proposta em uma das seguintes categorias: Quadrilha Junina; Festival Regional de Quadrilha Juninas e Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino.

Post a Comment