FOTOS: Adriana Veloso
Ainda estava escuro quando os fiéis começaram a chegar no largo da Igreja do Rosário, em Barbalha, para participar da nona edição da Caminhada por Maria, neste dia 1º de maio. A concentração começou pequena, mas no trajeto de cinco quilômetros, que passou por seis bairros da cidade, o evento chegou a contar com cerca de 1.500 pessoas. Uma missa campal na Igreja Matriz de Santo Antônio encerrou o momento de fé.

O encontro inicial, por volta das 4h30, reuniu cerca de 200 pessoas. Na saída, as 5h30, uma salva de fogos animou os presentes. Em seguida, em procissão, orando e cantando, centenas de pessoas caminharam pelos bairros Centro, Rosário, Vila Santo Antônio, Bela Vista, Cirolândia e Conjunto Nossa Senhora de Fátima, em louvor à Nossa Senhora, mãe de Jesus.

O evento, que acontecia em conjunto com a participação das duas paróquias, este ano, pela primeira vez, foi organizado apenas pela Paróquia de Santo Antônio. Segundo o padre Antônio José, a caminhada ressalta o mês mariano e indica a fé em Nossa Senhora.


A agricultora Maria da Conceição dos Santos, que mora no Sítio Mata, a 10 quilômetros da sede do Município,  fez questão de estar presente na caminhada. “Vale a pena. Todo ano estou aqui. Esperamos ter um mês abençoado”, conta. Já Vicente Antônio da Silva saiu de Missão Velha, ainda de madrugada, para também participar da celebração. “É um sacrifício gratificante”, resume.

Nas calçadas, muitas pessoas aguardavam a passagem da caminhada e alguns se juntaram a ela. A aposentada Terezinha Macedo, por exemplo, que não pode percorrer o trajeto por problemas de saúde, montou um altar em frente de sua casa a espera da procissão. Depois de três horas, a multidão chegou a Igreja Matriz e participaram da celebração, que deu início a uma vasta programação religiosa neste mês de maio.          (Blog Diário Cariri)

Post a Comment