Os cortes de verba para a Educação anunciado pelo Governo Federal devem comprometer diretamente a merenda escolar e transportes para os estudantes da educação básica. A informação foi colocada pelo representante do FETAMCE, Oldac Cezar, durante a marcha nacional pela educação realizada nesta quarta-feira, 15, na cidade do Crato.

As marchas ocorreram em diversos municípios da região do Cariri contra as recentes decisões de corte de verba e reforma da previdência. Em Crato os manifestantes tomaram a Praça da Sé e percorreram ruas da cidade com cartazes, faixas e falas dos participantes. Em Caririaçu, o movimento chamado pelos sindicatos, professores, associações e estudantes percorreu a rua central comparada na Praça de São Pedro.

O dirigente sindical Oldac Cezar destacou os impactos financeiros que os cortes podem representar para os municípios, em especial os pequenos. O sindicalista cita o município de Barbalha que, em 2017, somou entre arrecadação própria mais o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) pouco mais R$70 milhões, enquanto a injeção de recurso pela previdência supera os R$122 milhões. “Com esses cortes nós teremos uma retração na economia”, destaca.

Já para Karina Morais, sindicalista do município de Caririaçu, toda a força está concentrada para que as ações não se efetivem. “Nós esperamos um pouco de consciência desse governo para que essas medidas anunciadas não se efetivem. Vamos manter viva a luta para garantir os direitos”, finaliza.            (Por Adriano Duarte - Site Badalo)

Post a Comment