O lançamento do livro “Os (inter)discursos na formação docente em letras” acontecerá nesta quarta-feira (15), às 19h30, no Salão de Atos, campus Pimenta, em Crato.

O livro foi publicado pelo autor José Marcos Hernesto Santana de França, que é professor do Departamento de Línguas e Literaturas da Universidade Regional do Cariri (URCA), e integrante do Grupo de Pesquisa em Discurso, Cultura e Identidades (DISCULTI).

Sinopse
O Livro Os (inter)discursos na formação docente em letras, ora lançada pela Editora Appris, é uma obra que interessa a todos que lidam com a formação docente, inicial e continuada, na área de linguagens. É uma leitura que leva á reflexão sobre á formação docente inicial a partir dos discursos de quem são o alvo dessa formação - os sujeitos-alunos do curso de Letras – e que pode se entender à formação continuada.

A obra se debruça sobre respostas fornecidas em questionário aplicado a alunos concludentes de Letras sobre certas categorias linguísticas relacionadas ao ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, e analisa os dizeres sob os aportes da AD francesa, com o propósito de evidenciar e revelar que discursos e interdiscursos constituem esses dizeres e o quanto isso denuncia a respeito de sua formação no decorrer do processo. Ou seja, se procura deslindar, por meio da análise dos (inter)discursos, em quais bases teórico-linguísticas a formação docente em Letras se sustenta.

Este livro, sem dúvida, é destinado a todos aqueles que têm interesse nas áreas das Letras e da Linguística e de áreas afins, como a Educação, que lidam com a formação docente, seja inicial, seja continuada. Trata-se, portanto, de uma leitura, no mínimo, recomendada ao professor que já atua no ensino básico e no ensino superior e ao futuro professor de Língua Portuguesa, que precisam estar atualizados com as discussões acadêmicas em torno da formação docente e seu processo e das pesquisas linguísticas em torno da língua/linguagem e o seu ensino.

Post a Comment