Reitor da UFCA Ricardo Lange Ness durante
reunião com o governador nesta segunda, 13. FOTO: ASCOM
Deve ocorrer nesta quarta-feira (15) a primeira grande mobilização nacional de órgãos públicos contra o bloqueio de verbas anunciado pelo Ministério da Educação em universidades e institutos federais brasileiros. Em Juazeiro, a concentração é no encontro da avenida Castelo Branco com rua São Pedro, e mobiliza diversas frentes. 

A Universidade Federal do Cariri, uma das instituições que declarou em nota que se fará inviável após o eminente bloqueio de mais de 40% do orçamento, até o fechamento desta matéria não se pronunciou oficialmente sobre a participação na paralisação. 

O departamento de comunicação informou que, pelo engajamento de reitores e pro-reitores à causa - inclusive participando de uma reunião em Fortaleza com o governador nesta segunda (13) -, uma nota oficial não deverá ser lançada por falta de tempo. 

A ausência de uma posição formal da instituição, em tese, sugere que as aulas na UFCA não serão paralisadas durante o ato marcado para as 8 horas da manhã, e que o núcleo gestor apesar de potencialmente engajado, não tornará o ato um evento atrelado ao cotidiano acadêmico do dia 15.

O engajamento de diversas entidades começou a ser construído durante uma assembleia geral no pátio da UFCA no último dia 7. Uma apresentação dos potenciais efeitos no contingenciamento de verbas foi feita por reitorias ligadas à administração, também com participação do reitor Ricardo Lange Ness.

A assembleia serviu como uma das bases de mobilização de sindicatos, movimento estudantil, Frente Pela Democracia e de outras instituições de ensino na região.               

(Site Miséria)

Post a Comment