Centro de Barbalha. FOTO Wesley Lima
A Escola de Saberes de Barbalha (ESBA), realiza neste mês de maio o III Simpósio Nacional Sobre Patrimônio e Práticas Culturais, com o tema “O Cariri como encantamento e território de bens culturais”. O evento ocorre do dia 27 deste mês até 2 de junho, reunindo pesquisadores, mestres e brincantes em busca da promoção da salvaguarda da cultura regional.

De acordo com a organização, o simpósio é um espaço de aprofundamento de estudos e de valorização da cultura popular, que integram o semiárido brasileiro e atribuem a sua identidade territorial. Sua origem é orientada para colaboração da salvaguarda, sobretudo dos festejos populares da região, e outros bens que integram a cultura imaterial e a cultura material, representada pelos lugares da memória, tais como os centros históricos nas áreas urbana e  rural dos municípios caririenses.

As atividades acadêmicas feitas com a colaboração da Universidade Regional do Cariri (URCA), a Escola de Saberes de Barbalha (ESBA), o Geopark-Araripe, a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o Centro Pró-memória de Barbalha Josafá Magalhães.

Na programação mesas redondas, exposições fotográficas, mediações culturais, feiras e atrações musicais estão previstas. Para os visitantes da região durante as festas juninas, haverá uma programação do Palco Sonoro da URCA nos dias 6, 7 e 8 de junho, com apresentações de artistas locais, além da feira de economia criativa e solidária.

Confira a programação clicando aqui!          (Site Badalo)

Post a Comment