FOTO: Nícolas Paulino
A mobilização do dia D de vacinação contra a gripe ocorre neste sábado (4), em todo o Ceará. Ao todo, 13.830 profissionais da saúde atendem em 2.835 postos de vacinação nos 184 municípios do Estado, conforme a Secretaria da Saúde (Sesa). Os centros de imunização ficarão abertos das 8h às 17h. 

Os profissionais orientam que não pode ocorrer vacinação em casos de febre ou alergia a ovos.

Ação
A campanha teve início no dia 10 de abril e segue até 31 de maio. Até às 8h30 deste sábado (4), 30,6% do público alvo havia sido imunizado no Estado. Foram aplicadas 784.368 doses, enquanto o público-alvo é de 2.563.445 pessoas.

A vacinação é destinada a crianças entre 6 meses e menor que 6 anos, gestantes, idosos com 60 anos ou mais, mulheres com até 45 dias pós-parto, doentes crônicos, trabalhadores da saúde, população indígena, adolescentes e jovens sob medida socioeducativa, população carcerária, funcionários do sistema prisional e professores de escolas públicas e particulares. A lista também inclui policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas. 

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da influenza (H1N1, H3N2 e influenza B). Conforme a Sesa, os grupos prioritários têm possibilidade de evoluírem para a forma mais grave da doença, caso contaminado. Ao se vacinarem, essas pessoas também protegem quem não está vacinado.             (Diário do Nordeste)

Post a Comment