Passeio reúne mais de 380 alunos em roteiro ciclístico
pela Chapada do Araripe. FOTO: Divulgação
Pequenos e jovens estudantes de 7 escolas de Crato e Juazeiro do Norte comemoraram neste sábado, 8, o sucesso da 10ª edição do Passeio Ciclístico "Ciclo CERU", projeto iniciado com a Escola de Ensino Fundamental Paulo Limaverde que procura aproximar a criançada do esporte, educação ambiental e da Chapada do Araripe.

Idealizado pelo professor Augusto César, o ´Dida´, ainda em 2009, quando ingressou no antigo "CERU" (Centro Educacional Rural), no distrito de Santa Fé, em Crato, o Passeio Ciclístico reuniu neste décimo ano mais de 380 ciclistas, entre crianças, adolescentes e professores de seis escolas cratenses e a escola visitante Sebastião Teixeira Lima, do Horto, em Juazeiro.

Todos os anos o trajeto é único e mais de 3.000 bombinhas de sementes são confeccionadas e estrategicamente deixadas durante o trajeto na Chapada do Araripe. Acompanharam o grupo agentes do Demutran, da Secretaria de Meio Ambiente, do Tiro de Guerra 10004 e professores.

Bicicletas, brinquedos e outros presentes foram sorteados entre os alunos participantes neste momento de educação, conscientização e lazer, apoiados por patrocinadores e parceiros, como lojas e empresas.

Para o professor Augusto ´Dida´ , o sucesso do Ciclo Ceru reflete a importância de se buscar meios interessantes para ensinar às crianças sobre meio ambiente, esporte, educação física e solidariedade fora da sala de aula. 

"Nunca tinha vivenciado a Chapada do Araripe como depois que passei a trabalhar nesta escola na Santa Fé. Eu quis deixar algo positiva na mente das crianças sobre isso", conta o professor sobre o início do projeto, que conta com ajuda de colegas professores na organização e da Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC) na confecção das bombinhas.

Em 2017 os alunos foram convidados a gravar para o programa "Estrelas" da Rede Globo em reportagem que mostrava a inovadora técnica de reflorestamento usada com as bombas de sementes, desenvolvida pela SAAEC. 

PARTICIPARAM:
Escolas José Peixoto Lima, Antônio José Soares, Otacílio Correia Lima, Álvaro Madeira, São Francisco e Sebastião Teixeira Lima (de Juazeiro).         

(Fonte: Site Miséria)

Post a Comment